terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENRIQUEÇA SUAS AULAS

Os sites abaixo são bem interessantes, se você leitor souber de mais algum pode adicionar nos comentários que eu publico.

A Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza, na sua Biblioteca Digital, livros eletrônicos para download.

A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Escola do Futuro da USP - Universidade de São Paulo disponibiliza informações, na forma de textos, vídeos, imagens e sons para pesquisa escolar.

O projeto Biblioteca Digital e Sonora da Unb – universidade de Brasília (parceria entre o Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais) disponibiliza, textos adaptados em formato digital e sonoro.

O portal Domínio Público do Ministério da Educação oferece obras literárias da literatura brasileira e mundial, reprodução de pinturas, música erudita brasileira e vídeos.

O Portal do Professor (MEC – Ministério da Educação e MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia) oferece planos e sugestões de aula, além de um acervo de recursos multimídia.

O Banco Internacional de Objetos Educacionais (MEC e MCT) contém recursos multimídia nacionais e internacionais para atividades didáticas.

A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Escola do Futuro da USP - Universidade de São Paulo disponibiliza informações, na forma de textos, vídeos, imagens e sons para pesquisa escolar.

O Planeta Educação contém colunas sobre temas de interesse didático e pedagógico, oferece materiais para atividades em sala de aula.

O site Webeduc, do Ministério da Educação, oferece material de pesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.

O site Brasil Escola contém informações de interesse de professores e alunos.

O Bússola Escolar funciona como uma ferramenta de pesquisa sobre temas abordados nas escolas.

O site da revista Nova Escola, em versão online, oferece matérias, planos de aula e sugestões de atividades para professores.

A revista Carta na Escola contém matérias sobre temas atuais em formato e linguagem para facilitar sua aplicação didática.

A MultiRio (produtora da prefeitura do Rio de Janeiro) produz materiais em vídeo e outras mídias com fins didáticos e para a reciclagem de docentes.

A revista Veja está disponibilizando o acervo digital completo da publicação desde a primeira edição em 1968.

O Museu Histórico Nacional, localizado no Rio de Janeiro, disponibiliza uma galeria virtual.

O portal Hemisfério Cultural dá acesso a sites de museus do Brasil e de outras partes do mundo.

Dicionários

O Wickdicionário é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significado, etimologias e pronúncias.

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais.

Língua Portuguesa On-Line

Língua Portuguesa

O “Guia Prático da Nova Ortografia”, de autoria do professor Douglas Tufano, contém informações sobre as novas regras de grafia da língua portuguesa.

O Ciberdúvidas é um site que tira dúvidas sobre a língua portuguesa.

A Enciclopédia das Línguas no Brasil reúne dados e informações sobre as muitas línguas faladas no Brasi.l.

O site da Olimpíada de Língua Portuguesa apresenta a competição, que será realizada pela primeira vez em 2008, e traz informações, jogos e curiosidades.

A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Escola do Futuro da USP - Universidade de São Paulo disponibiliza textos, vídeos, imagens e sons para pesquisa escolar e para a preparação de aulas.

O Dobras da Leitura é uma publicação eletrônica dedicada à literatura infantil e juvenil.

O site Amigos do Livro oferece informações e biografias sobre autores e escritores nacionais e estrangeiros, grupos literários, bibliotecas, enciclopédias e dicionários.

Matemática

O portal Só Matemática oferece materiais para o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, médio e superior.

No site da OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática há informações sobre a competição, bibliografia e provas antigas.

Geografia

O site Só Geografia contém informações, materiais de apoio e exercícios.

O Frigoletto é um site dividido em tópicos nos quais são apresentados e analisados dados e informações fornecidas por órgãos oficiais (IBGE, Ibama etc).

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística oferece mapas para download.

O portal do IBGE contém Átlas Geográfico com informações, mapas e gráficos sobre o Brasil e o mundo.

Países@ é um site do IBGE que contém um planisfério clicável com estatísticas, dados sociais e indicadores de desenvolvimento de 192 países.

História

O site Historianet contém informações sobre história geral e do Brasil.

O site da Presidência da República contém uma galeria de todos os presidentes do Brasil desde 1889.

O CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas oferece artigos e entrevistas com personalidades da história contemporânea, manuscritos, documentos, fotos e livros.

Artes

O Itaú Cultural oferece bases de dados sobre literatura e artes visuais.

Ciências

O CanalCiência, do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia foi criado para divulgar a pesquisa nacional. As informações estão divididas em Banco de Pesquisas, Diretório de Links e Saiba Mais. Há recursos para preparação de aulas.

O site Mudanças Climáticas (parceria entre a Embaixada do Reino Unido no Brasil, o Conselho Britânico e a ANDI - Agência de Notícia dos Direitos da Infância) reúne e organiza informações sobre as mudanças climáticas.

O Cérebro Nosso de Cada Dia apresenta as relações entre as descobertas da neurociência e vida cotidiana.

Astronomia no Zênite esclarece dúvidas sobre a ciência dos astros. Além das explicações, contém fotos, figuras e gráficos.

Amigo da Água é um projeto de educação ambiental que difunde a consciência sobre a preservação dos recursos hídricos.

A revista Ciência Hoje, da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, possui uma edição voltada para crianças em que são abordados temas ligados às ciências.

Química

O Programa Educ@r – Química oferece roteiros de experimentos simples de serem repetidos e informações gerais sobre cientistas.

Cidadania

Plenarinho é uma página na internet da Câmara dos Deputados para crianças e adolescentes com foco em cidadania.

O Instituto Akatu tem por objetivo promover o consumo consciente. No site, notícias e informações.

O site Banco Central Jovem contém informações sobre moedas do Brasil e de outras partes do mundo para pesquisa escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...