terça-feira, 10 de agosto de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE BIODIVERSIDADE

Proposta da atividade articulada de sala de aula


Esta atividade foi proposta para  a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Renato Ribeiro Coutinho, onde envolveria alunos, professores, funcionários, gestores, e comunidade local. O gestor juntamente com os professores solicitaria da Secretaria de Educação um curso de LINUX educacional para os professores ou para um agente multiplicador adquirir conhecimento da nova ferramenta pedagógica TIC's (10 computadores) e melhorar o processo ensino aprendizagem e o relacionamento escola/comunidade.



Contextualização da atividade:

Série: 1º ano do ensino médio

Disciplinas envolvidas:



Geografia.

História

Língua Portuguesa

(O trabalho por ter caráter interdisciplinar o espaço fica aberto aos demais colegas que desejem incorporar à proposta de atividade).





Conteúdos a serem desenvolvidos:



AGUA: Hidrosfera, Recursos Hídricos e Desertificação.

AR: Atmosfera, Ar e Clima e Mudanças Climáticas.

TERRA: Biosfera, Biodiversidade e Desflorestamento.

FOGO: Sociósfera, Energia e Mobilidade.





Dinâmica de trabalho:



Dividir a turma em quatro grupos para pesquisar sobre: água, ar, terra e fogo;

Produzir textos narrativos, descritivos ou histórias em quadrinhos;

Construir uma maquete para demonstrar a evolução histórica do clico original, o impacto da intervenção humana e como se encontra o Mundo em que vivemos.

Visitar a internet para buscar apoio junto a especialista na área;

Criar um blog para os alunos e a comunidade divulgar as ações da escola.





Duração: 20h que será distribuída durante 2 meses







Recursos das TIC’s utilizadas:



computadores

Câmera fotográfica

TV e vídeo e fitas

Internet

Impressora



Possíveis articulações entre: Projeto Comunidade + Recursos das TIC’s + Conteúdos Curriculares:



O referente projeto tem como objetivo integrar a comunidade, alunos, professores e gestores ao uso das TIC’s, para que isso ocorra Vamos lançar mão dos conhecimentos das disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa no uso dos recursos das TIC’s já existente na escola e os novos recursos adquiridos de forma multidisciplinar





Análise sucinta sobre algumas articulações previstas em termos do aprendizado dos alunos:



Esta proposta de trabalho envolve alunos, professores, funcionários e gestores em duas séria e urgente mudanças ambientais e pedagógicas.

Os professores de língua portuguesa acompanharão os alunos na produção textual; Os professores de geografia acompanharão os alunos na observação das mudanças ambientais e os professores de história acompanharão os alunos na evolução históricas dos acontecimentos.

Ao término do trabalho deveremos observar que as articulações entre comunidade+aluno+TIC’s+ gestão escolar conseguirão atingir os objetivos esperado a reeducação ambiental e a incorporação de novas TIC’s.



Referência Bibliográfica





Reflexões, desafios e atividades / Silva Czapski – Brasília : Ministério da Educação e Meio Ambiente(Mudanças Ambientais e Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade)

www.mec.gov.br/secad

http://blogs.matereciclagem.org

http://www.intervozes.org.br/
by Ana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...