sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ouvir radios em inglês ajuda no desenvolvimento da habilidade de listening.

Muitos alunos me reportam que tem dificuldades com listening e isso se dá por falta de exposição ao idioma falado. Em média, um aluno frequenta a aula de inglês 2x por semana, e em cada aula deve ter em média uns 10minutos de listening, o que faz uma média de 20min ouvindo inglês por semana e outras tantas horas ouvindo português…não precisa ser especialista para perceber que há algo errado nesta conta.

Precisamos então fazer algo para equilibrar. De preferência, algo barato e praticável. Por isso vou partilhar com vocês a minha devoção ao rádio. Atualmente estamos a apenas um clique de distância de transmissões de rádio (broadcasting) de todos os lugares do mundo. E no nosso caso, claro vamos escolher transmissões de países de língua inglesa, mas eu vou deixar ao seu critério escolher se prefere ouvir inglês britânico ou americano.

O próximo passo é achar uma rádio que case com o seu estilo, há rádios especializadas em cada tipo de música que você possa imaginar e rádios especializada em news (onde você vai ouvir mais aos locutores do que música, o que é recomendável se você já está num nível mais avançado).

Para escolher a rádio, eu sugiro dois sites:

Para rádios britânicas:

http://www.radiofeeds.co.uk/query.asp

Encontre sua rádio britânica

Você pode escolher pelo nome da rádio ou pelo estilo musical (Music Genre), clique em search e vão ser listadas apenas as rádios que trabalham com transmissão online. Clique no ícone listen live e você será redirecionado pro site da rádio e escolher qual o seu player e conexão.

Para rádios americanas:

http://www.live-radio.net/us.shtml

O procedimento é parecido, mas aqui o critério é o Estado. Clique no estado de sua preferência, e na lista leia o estilo musical do lado de cada rádio, escolha o de sua preferência e clique em Live Feed.

Duas observações importantes:

1 – Há rádios que fecham o seu conteúdo para outros países, só podendo ser ouvido no Brasil se você tiver uma configuração de Proxy que o permita.

2 – Como tudo o que fazemos na Internet, tenha um bom antivírus e esteja com ele sempre atualizado, pois há várias rádios piratas que podem sim não ter uma transmissão segura. Rádios grandes e populares dispõem de mais capital para investir em segurança, mas mesmo assim, melhor não arriscar.

No mais, aconselho que tentem ouvir pelo menos 3 vezes por semana, e as poucos, vocês vão observar como o listening e até o vocabulário estão melhorando.

Algumas rádios que escuto:

http://liveireland.com/ (radio 2)

http://www.bbc.co.uk/radio2/

http://www.todayfm.com

http://www.kdfc.com/

http://www.991thewhale.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...