terça-feira, 18 de agosto de 2009

"O que fazer para memorizar as palavras em inglês e lembrar delas quando precisar?

A má notícia é que não há uma varinha de condão capaz de fazer você memorizar tudo de uma só vez. O ideal é que você se esforce para aprender palavras, expressões, frases, collocations e tudo mais que for relacionado a vocabulário. O seu esforço, porém, deve ser eficiente. Não adianta fazer tudo de uma só vez. É preciso ter calma! Fazer lista com 20, 30, 40, 50 palavras e querer memorizar tudo é perda de tempo.

Saiba que é bom ter uma boa memória. E para ter uma boa memória o melhor mesmo é praticar. A memória é como se fosse um músculo. Logo, você tem de estimular - exercitar - este músculo com exercícios diários. Ah sim! Ter uma boa alimentação também ajuda muito!

Treine seu cérebro! Estimule-o a lembrar das coisas! Leia em inglês sem preocupação! Procure reconhecer palavras e expressões! Revise o seu material - anotações - de vez em quando! Faça com que seu cérebro reencontre vez ou outra aquilo que você está querendo lembrar com freqüência e sempre.

Três coisas são importante também para que seu cérebro memorize o que quer:

1) Motivação - Por que mesmo você está aprendendo inglês? Quais seus objetivos? Que metas você estabeleceu? O que está fazendo para atingir seus objetivos? Está se dedicando a isto?

2) Coerência - Está se organizando para estudar? Está organizando bem suas anotações ou está tudo bagunçado em pedaços de papel? Ou talvez tudo de qualquer jeito nos seus livros de inglês? Está procurando decorar listas e mais listas de palavras? Que tal organizar tudo de uma forma que faça mais sentido ao seu cérebro?
3) Reencontro - Você vez ou outra dedica um tempo - 30 minutos que seja - para rever aquilo que já viu? Suas anotações são 'revisitadas' com freqüência? O que você anotou um ano atrás no seu caderno? Como anotou? Que tal ter um caderno de vocabulário organizado alfabeticamente do português para o inglês para facilitar ainda mais?

Tudo isto é importante! Bem como algumas atividades, jogos, brincadeiras, etc que estimulem o seu cérebro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário